quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Cida Abreu: Hoje nós comemoramos, mas o racismo existe e ainda temos que ir à luta


No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, uma data de reflexão sobre a importância da cultura e da história do negro no Brasil. Para a secretária Nacional de Combate ao Racismo, Cida Abreu, ter uma data como esta significa uma afirmação e uma luta forte do combate ao racismo, além de uma procura de uma igualdade racial. 
“Dia da Consciência Negra é um momento de afirmação da nossa luta. É uma afirmação de uma luta que deu certo, que fez uma mudança substancial na sociedade a partir do momento em que temos uma data específica para se refletir sobre o que é o racismo no Brasil, as desigualdades em decorrência do racismo, além das mazelas trazidas pelo sistema escravocrata” explicou Cida. 
De acordo com a secretária, esta data é importante para dar mais força ao movimento. “Ter um estado que faz a política de igualdade racial, ter um movimento negro com tantas vitórias mesmo existindo muita desigualdade é motivo para comemorar. Então este 20 de novembro é um dia de celebração das conquistas e uma forma de, mutuamente, em uma comemoração coletiva, toda população negra e todos que não são negros mas fazem parte desta luta possam se fortalecer e acordar no dia seguinte lembrando que o racismo ainda existe, nós comemoramos, mas ainda temos que ir à luta” disse.

Leia mais no SITE DO PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário