quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Trabalhadores cobram ações do governo em Itaituba

Cerca de 500 trabalhadores rurais interditaram a BR-163, na altura do Km 32, em Itaituba, Oeste do Pará, na última segunda-feira, 21 de outubro, para cobrar a realização de várias obras do Governo Federal e Estadual, conforme a pauta de reivindicações do movimento. O protesto foi acompanhado de perto pelo deputado Zé Maria (PT), que ajudou a intermediar a negociação com os órgãos governamentais. O movimento foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município e FETAGRI/Pa, com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
A interdição ocorreu na segunda e terça-feira, impedindo o trafego no dois sentidos (Santarém e Novo Progresso). Segundo o parlamentar, os manifestantes reivindicam o cumprimento de uma agenda de regularização fundiária e demarcação de terras da área entorno ao Parque Nacional, com a criação de Assentamento de Reforma Agrária. “Vamos levar os anseios desses trabalhadores para o parlamento. Precisamos dar seguimento às ações que vão dar dignidade ao nosso povo”, disse Zé Maria que esteve no local desde o último domingo.
A morosidade na execução de várias políticas públicas por parte tanto do governo federal quanto do estadual travou, segundo os trabalhadores, a demarcação de terras e os processos de assentamento. De acordo com Zé Maria, o grupo exige a continuidade do Programa Luz Para Todos. “Entre os principais pontos está, também, a reinstalação da Unidade Avançada do Incra em Itaituba com autonomia financeira e efetiva implantação do Hospital Regional de Itaituba, que foi propagandeado pelo governo estadual. No local da obra do hospital existe apenas uma placa com o anúncio ‘dito e feito’ que na prática ficou apenas no dito”, explicou o parlamentar.
Após um extenso processo de negociação, os trabalhadores da região conseguiram garantir avanços no quarto contrato do Programa Luz para Todos. A Celpa se comprometeu em entregar até o dia 30 de novembro deste ano os postes e outros materiais para então iniciar as obras nas seguintes localidades: PA Ipiranga (vicinal 15, 20, 25 e 30) e nas comunidades Rainha, Santa Maria e Santa Luzia. Quanto ao quinto contrato, que atenderá as outras comunidades, ficou acordado que o mesmo será assinado até o final de novembro, com previsão de inicio das obras no primeiro semestre de 2014, segundo informações do Ministério de Minas e Energia, através do representante da Eletronorte Sr. Raimundo Marcelo F. Fernandes presente no ato.
Será realizada, ainda, uma reunião regional para debater sobre a inclusão de novos beneficiários na próxima etapa, com previsão de assinatura de contrato no segundo semestre de 2014. “Nesta terça-feira o Incra se comprometeu em designar uma equipe técnica para iniciar a demarcação da área do Parque, assim como o processo para criação do assentamento, com esses compromissos firmados, os manifestantes decidiram desobstruir a rodovia, mas permanecem acampados aguardando o cumprimento dos acordos sob nossa vigilância”, completou Zé Maria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário