terça-feira, 17 de setembro de 2013

Utilidade pública para o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juruti

O deputado Zé Maria (PT) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado que pretende declarar e reconhece como entidade de Utilidade Publica o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juruti (STTR). A entidade foi fundada em 24 de junho de 1979, durante o regime militar. Hoje representa dezenas de homens e mulheres do campo que atuam em Juruti, municípios do oeste paraense.
No documento, o parlamentar ressalta que o sindicato atua efetivamente nas maiores ações de massa organizada pelo movimento sindical, como o Grito da Terra Brasil, Marchas das Margaridas, Grito da Amazônia, Grito do Baixo Amazonas. Da mesma forma tem estado presente nos grandes eventos de discussão e deliberação de ações como congressos, seminários e plenárias, a nível regional, estadual e nacional.
“A seriedade demonstrada a frente dos trabalhos em Juruti fez com que o Sindicato, protagonizasse com outros sindicatos da Região do Baixo Amazonas, ações como a criação da CUT, Regional Baixo Amazonas em 1985 e a criação do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Trabalhadores do Baixo Amazonas, o CEFT-BAM, em 1990”, destaca Zé Maria.
Histórico
Em dezembro de 1983 a oposição saiu vitoriosa nas urnas. A partir dessa data o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juruti passou a ser dirigido por pessoas cuja concepção tinha por princípio, organizar e fortalecer a categoria para lutar, reivindicar, conquistar, propor e implementar políticas que dessem respostas ao estado de abandono a que se encontrava o campo e a cidade de Juruti.
Essa postura firme e corajosa dos novos dirigentes sindicais possibilitou a aproximação com as comunidades rurais; estabeleceu uma grande parceria com as outras organizações que já atuavam no Município, inclusive a Igreja Católica. A partir dessa relação construíram-se momentos de ações conjuntas a partir da elaboração de um planejamento de ação estratégica do Sindicato, seja para ações específicas como para ações conjuntas com outras entidades.
No primeiro semestre de 1984, durante a realização de uma grande Assembléia Geral foram aprovadas as principais bandeiras de lutas do Sindicato, que seriam: Acesso a terra, crédito rural, saúde, educação, melhoria das estradas e organização e comercialização da produção.

Atualmente o Sindicato tem escritos no quadro social 9.227 trabalhadores e trabalhadoras rurais associados/as, dos quais cerca de 2.000 tem atuação efetiva, está filiado à FETAGRI (Federação dos Trabalhadores e na Agricultura no Estado do Pará), CUT (Central Única dos Trabalhadores), GTA (Grupo de Trabalho Amazônico), CEFT-BAM (Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Trabalhadores do Baixo Amazonas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário