terça-feira, 13 de agosto de 2013

Santarém será a sede do Poder Legislativo do Estado nesta próxima semana

O Poder Legislativo do Estado do Pará nesta próxima semana, mais precisamente de 12 a 14 de agosto próximo, será transferido para a região Oeste do Estado, onde serão realizadas sessões nos municípios de Oriximiná e Santarém, com visitas oficiais ainda nos municípios de Mojuí dos Campos e Belterra. A Assembleia itinerante como é chamado o programa de interiorização do Poder Legislativo, “Assembleia Junto com o Povo”, foi retomado na administração do presidente Márcio Miranda (DEM). Já foram realizadas sessões em Marabá e Bragança e a próxima está sendo programada para um município localizado na região do Marajó.
Na região Oeste na programação oficial estão previstos, no dia 12, segunda-feira, a partir das 9h, a realização de uma sessão especial em Oriximiná, organizada para a presença de autoridades locais, representação da sociedade civil organizada e ainda presença do público em geral.
Em Santarém, no dia 13, terça-feira, será realizada sessão especial, e no dia 14, quarta-feira, uma sessão ordinária, com votação de requerimentos e projetos de lei constantes da pauta da Assembleia Legislativa. “A prioridade são a votação de projetos de autoria de parlamentares com atuação na região e de interesse comum aos municípios do Oeste do Pará”, explicou sobre a montagem da pauta a ser votada em Santarém. Um projeto sobre a estruturação do Ministério Público deve ser incluído na pauta.
Está prevista ainda na programação um deslocamento para as cidades de Belterra e Mojuí dos Campos próximas a Santarém, prevista para acontecer na manhã de terça. “Nestas cidades vamos a Câmara Municipal e a Prefeitura, realizar uma reunião mais curta, pra ouvir as demandas do sociedade local, e onde serão convidados para participarem da sessão especial e ordinária que acontecerá em Santarém”, informou Miranda. Em Oriximina, estão sendo aguardados a presença de 28 deputados e de 38 na sessão ordinária em Santarém.
“A expectativa da realização da Assembleia itinerante no Oeste do Pará é excelente. A sociedade esta mobilizada, agente tem recebido e percebido até a ansiedade das pessoas pra se inscrever para falar na sessão especial, com pedidos de diferentes segmentos”, manifestou o presidente, demonstrando estar satisfeito com o projeto de interiorização. “A sessões nos municípios permitem detectar situações emergenciais e a trazer demandas encontradas para o Executivo e para as diferentes secretarias”, disse. “Neste processo de visita os deputados que não conhecem aquela região passam a conhecer e adquirem uma maior sensibilidade na hora de defender, discutir e votar matérias e projetos de interesse dos municípios visitados”, explicou.
As visitas nos municípios de diferentes regiões do Estado, tem por objetivo a confecção de emendas do Poder Legislativo de obras e serviços visando combater as principais carências e necessidades encontradas no Estado a ser submetido ao governador Simão Jatene.
“Rogo a Deus que agente consiga ao final deste processo ter uma idéia macro, construir um consenso e apresentar em conjunto, sendo dos 41 deputados emendas de consenso, com o compromisso com o governador executar essas emendas”, espera o deputado Miranda. Para ele não se constrói um consenso político se não se conhece a situação dos municípios e das diferentes regiões.
Do site Alepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário