terça-feira, 13 de agosto de 2013

Encontro com a Celpa

Em reunião na tarde da última quarta-feira, 07, na sala vip da Assembleia Legislativa do Pará, a diretoria da Centrais Elétricas do Pará – Celpa apresentou aos parlamentares seu Plano de Reestruturação. De acordo com o presidente da Celpa Nonato Castro, o Plano é um conjunto de medidas administrativas, financeiras e de engenharia que estão sendo implementadas desde que a nova gestão da Celpa assumiu o controle da concessionária em 1º de novembro de 2012.
Segundo Nonato Castro, a Celpa entrou em processo de recuperação judicial pela falta de gestão e ainda encontra-se em dificuldades, mas, já começa a visualizar dias melhores. “Débitos, falta de investimentos, pior empresa do Brasil em serviços, sucateamento e falta de credibilidade foram alguns dos problemas que a nova diretoria teve que priorizar, visando recuperar a imagem da empresa”, disse Castro.
Adotando uma administração voltada para a recuperação da empresa ele confirmou que com as medidas já tomadas, a empresa deixou de ser a última do Brasil em prestação de serviços, reduziu o grande número de apagões e as horas que o paraense ficava sem energia elétrica. O presidente da Celpa também informou aos parlamentares que em 2012 a empresa teve 950 mil ordens de serviços a clientes que não foram atendidas e 98 milhões em prejuízos em inadimplência entre outros pontos citados. Castro também confirmou demissões, mas disse que, muitos funcionários capacitados foram descobertos e aproveitados pela nova gestão.
Para a deputada Bernadete Ten Caten (PT), a Celpa de hoje não é mais a Celpa do ano passado. “Em meio ano de atuação, a nova gestão da empresa já conseguiu melhorar alguns serviços, entre eles o atendimento a população que teve uma evolução positiva de 33%”, disse Ten Caten. Outro ponto abordado pela deputada foi à autorização que a Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica concedeu a Celpa para reajustar as tarifas  de energia elétrica  em todo o Estado. 1.8 milhões de unidades consumidoras em 183 municípios paraenses deverão ser alcançadas. Para os consumidores de baixa tensão, o reajuste médio será de 11,52%, percentual bem acima da inflação, estimada em torno de 7,00 % para os últimos 12 meses. "O Pará não pode aceitar mais um aumento na tarifa de energia elétrica, pois quem estipula o preço não é a Celpa Equatorial, quem fixa a alíquota é a Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, vamos tomar as medidas necessárias para que seja cancelado este reajuste na tarifa de energia”, completou Ten Caten.

O Plano de Reestruturação da Celpa já proporcionou a geração de 620 novos postos de trabalho, criando novas oportunidades para os paraenses, sendo que 300 deles somente com a transferência da Central de Atendimento para o Estado, o que inclui também redução de custos, redesenho de processos e da estrutura organizacional, com vistas a torná-la mais ágil e eficiente. Além de prever um aporte de R$ 700 milhões até o fim de 2014 para investimentos na melhoria do sistema, na prestação de serviço à população paraense e na reestruturação da empresa.  Com isso, a concessionária busca equilibrar sua saúde econômico-financeira e quitar a dívida decorrente da recuperação judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário