quinta-feira, 9 de maio de 2013

Jornada Mundial da Juventude em debate na Alepa








Jornada Mundial da Juventude em debate na Alepa
Sessão especial reuniu na Alepa católicos e movimentos sociais. Em pauta, políticas públicas para jovens e o encontro com o papa em julho 
“É um momento de refletir sobre as políticas públicas que queremos para nossa juventude”, destacou o deputado Zé Maria (PT) durante a abertura da sessão especial realizada na manhã de hoje, 09 de maio, na Assembleia Legislativa. O encontro reuniu católicos e movimentos sociais no debate sobre a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Entre as propostas encaminhadas pela mesa de debates está a criação de uma frente parlamentar da juventude no parlamento paraense.
O parlamentar solicitou o encontro por meio de requerimento aprovado por unanimidade no plenário da Casa. Com a participação de representantes de entidades católicas e movimentos sociais, a sessão contou com a presença da bancada de deputados petistas e de Edmilson Rodrigues (PSol). “A história nos mostra que nossos jovens contribuíram grandemente para o reino de Deus e para o desenvolvimento do mundo, anunciando o evangelho. A juventude é o nosso futuro”, destacou a representante do movimento Caminho Neocatecumenal, Maria de Fátima Marçal.
Assunto que tem movimentado as discussões na internet, a redução da maioridade penal permeou os discursos. Para Rodrigo Souza, da Diocese de Abaetetuba, é necessário levar a reflexão deste assunto para toda a sociedade, apontando as causas da violência. “O Pará está exterminando sua juventude. Todos os dias somos alardeados com notícias de morte, assalto e outros crimes que são atribuídos à adolescentes e massivamente divulgado pela mídia. Enquanto nas periferias a maioria dos jovens luta para sobreviver”, argumentou da tribuna. “São necessárias políticas públicas eficientes para evitar que nossos jovens recorram ao crime. É uma questão mais profunda”, destacou Zé maria.
Como encaminhamentos, o grupo decidiu continuar o debate em relação ao tema juventude, porém, a partir de outras temáticas, como a família e a educação. Será agendada com o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda (DEM), uma audiência, para tratar da ida dos jovens paraenses ao Rio de Janeiro, na oportunidade será proposto ao parlamentar a criação de uma comissão da Jornada Mundial da Juventude. A idéia da mesa de debates é realizar outro encontro após a jornada. Segundo Zé Maria, será proposto ao plenário da Casa a criação de uma frente parlamentar da juventude.
Estiveram presentes, também, João Antônio Pinho Júnio, do grupo de jovens anunciando da Paróquia de São Francisco de Assis (Capuchinhos); Moises de Souza Santos, secretário de juventude da Fetagri-Pa; Irnaclai Costa Pantoja, coordenadora da pastoral do Menor regional; Alan do Carmo Bentes, da Romaria da Juventude da Paróquia de Nazaré; Célio do Nascimento Mendes, do santuário Basílica de Nazaré.
Católicos
A Jornada foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1985, e consiste numa reunião de milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.
Durante a JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua última edição ocorrida em Madrid, em 2011, reuniu cerca de três milhões de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário