terça-feira, 19 de março de 2013

Zé Maria parabeniza Escola Dom Amando pelo aniversário de 70 anos



O deputado Zé Maria (PT) apresentou hoje, 19 de março, requerimento parabenizando o Colégio Dom Amando, localizado no município de Santarém, pelo aniversário de 70 anos de fundação. No documento, o parlamentar ressaltou que a instituição figura na lista de melhores escolas no âmbito estadual e garantiu o 11º lugar na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, competindo com outros 187 colégios.
Histórico
A Escola Dom Amando foi fundada no dia 14 de março do ano de 1943, pelo padre Dom Anselmo Pietrulla, tendo em sua fase inicial duas turmas da primeira série ginasial. A escola ficou sob o comando de padres Franciscanos em seu início, porém, sofria pressões devido as exigências das comunidades locais e das comunidades abandonadas nas margens do Rio Amazonas e Tapajós. Por tal fato, o colégio foi submetido ao controle da Congregação de Santa Cruz a partir de dezembro de 1951.
O ano de 1961 marcou a abertura do curso colegial. Através de sua dedicação e serviços aos jovens, os Irmãos podiam perceber as melhorias na comunidade e a evolução acerca das necessidades da sociedade. Em 1967, os alunos que tinham o intuito de estudar o curso de Ciências Humanas, Biológicas ou Matemática, foram presenteados com o início do curso colegial voltado para as referidas matérias.
Em 1971, O irmão José Ricardo Kinsman assumiu a direção do colégio, e com sua seriedade e dedicação contribuiu para firmar uma unidade educaional com excelência educacional, sendo considerado um dos maiores colégios da região Oeste do Estado. Formou grandes profissionais na região. As festividades neste mês referentes ao aniversário da Escola, celebram também os 50 anos da chegada do irmão José Ricardo Kinsman, norte-americano, natural da Filadélfia, que chegou como voluntário da Congregação de Santa Cruz iniciando assim sua carreira de professor e educador, marcando assim 50 anos de trabalho e dedicação em prol da educação na região, sendo 42 anos entre estes 50 estando a frente da direção da escola Dom Amando.
Os alunos do Colégio que neste mês comemora seus 70 anos de fundação estão espalhados por todo o Baixo Amazonas, assim como nos Governos Federal, Estadual e Municipais. Há ex-alunos do Colégio Dom Amando formado em todas as profissões.

Com informações do site da Rádio Rural de Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário