quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Zé Maria quer debater Jornada Mundial da Juventude


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 23 de julho á 28 de julho, com o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), começa a ganhar contornos. Diante desta perspectiva, o deputado Zé Maria (PT) apresentou hoje, 06 de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Pará requerimento solicitando sessão especial para debater o evento.
“Trata-se de um evento mundial que esta mobilizando toda comunidade cristã, em especial, os jovens. E, embora religioso, com reflexo em todos os segmentos da sociedade, com destaque para o setor de turismo. No pará, há um intenso debate preparatório sobre o tema, que tem mobilizado várias igrejas. E por isso, entendo como fundamental que seja debatido nesta Casa, com a presença de todos os atores envolvidos, desde o governos Federal e Estadual, como representantes da Arquidiocese de Belém e demais Dioceses e Prelazias do Regional Norte II da CNBB, além é claro da sociedade civil”, argumenta o parlamentar.
Católicos
A Jornada foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1985, e consiste numa reunião de milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.
Durante a JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua última edição ocorrida em Madrid, em 2011, reuniu cerca de três milhões de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para o então papa, João Paulo II, “… A esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo”.
Um dos símbolos da jornada é uma cruz de 3,8 metros de madeira, que foi construída e colocada como símbolo da fé católica. A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
O evento será organizado em forma de várias comissões, a comissão de cultura pretende ter 27 palcos, um para cada estado. Para “mostrar o máximo possível da expressão cultural do Brasil”, destacou cônego Marcos William Bernardo, responsável pelo setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário