quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PT vota favorável ao empréstimo do governo, mas ainda tem críticas

A aprovação na última terça-feira, 16 de outubro, dos quatro projetos que autorizam o governo do Estado a contrair empréstimos - que somados chegam ao montante de R$ 1,8 bi - junto ao BNDES, Banco do Brasil e BID, repercutiu na Assembléia Legislativa na manhã desta quarta, 17. A bancada de deputados do Partido dos Trabalhadores voltou a reafirmar que o voto favorável dos integrantes se deu de forma crítica. Os projetos foram aprovados em primeiro, e segundo turnos, com alguns questionamentos dos parlamentares sobre a distribuição da verba e apenas uma única emenda da bancada do PT.
A emenda petista diminuiu de 25% para 18% a margem de remanejamento dos recursos pelo governo estadual sem precisar de autorização do Legislativo. De acordo com o líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), Zé Maria, ainda há pontos na distribuição dos recursos que precisam ser esclarecidos. “Não somos contra a aquisição e aplicação dos recursos, até por que representará avanços importantes nas regiões que serão aplicadas. O que precisamos debater é a distribuição igualitária entre todas as regiões. Esse debate será feito direto com o governo, por isso entendemos ser necessário aprovar estas matérias que estavam engessando a pauta e continuar o debate quanto à distribuição em outro momento”, explicou o deputado.
Apesar da aprovação unânime, deputados do PT definiram seus posicionamentos como sendo um apoio crítico porque o governo não aceitou redirecionar as obras para municípios excluídos das propostas. Segundo o deputado, a forma de distribuição dos recursos em obras não satisfez os parlamentares, pois o governo estadual poderia contemplar outras regiões com mais verba. Durante o debate na casa, Zé Maria explicou que em reunião com o governador Simão Jatene, realizada na semana passada, houve um comprometimento em atender as demandas dos deputados apresentadas em emendas ou requerimentos e moções, com recursos do próprio tesouro estadual.
Entre as obras apontadas pela líder petista está a implantação de sistemas de abastecimento de água, em São Félix do Xingú e em Marabá, assim como redirecionar recursos para pavimentação da Pa-370 (Curá-Una/Medicilândia) e da restauração da Pa-257, que liga Juruti à Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário