segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Executiva Estadual se reúne com prefeitos eleitos do PT


Na manhã desta segunda-feira (22), a Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores se reuniu com 14 dos 23 prefeitos(a) eleitos do PT no Pará. A reunião, que contou ainda com a participação dos deputados federais Miriquinho Batista, Beto Faro, Claudio Puty, e do deputado estadual Carlos Bordalo, debateu temas como transição de governo, orçamento deficitário e a participação social nos governos petistas. “O principal objetivo desse encontro é começar a discutir essas transições que as gestões municipais estão vivendo e orientar os prefeitos eleitos sobre a necessidade de se fazer um diagnóstico do município, debater sobre os déficits nos orçamentos que as prefeituras vão enfrentar já no próximo ano e a busca de alternativas para os orçamentos municipais”, afirmou João Batista, presidente estadual do PT.
Segundo ele, a reunião não possui a finalidade de fazer um balanço sobre o período eleitoral e sim de discutir planos objetivos para os governos municipais do PT que começam a atuar a partir do próximo ano. “Nós vamos ter outras oportunidades para se debater o balanço das eleições, inclusive com a participação de candidatos que não venceram o pleito. Mas a função dessa reunião aqui, especificamente, é falar sobre planejamento, alternativas de gestão, composição de governo e fundamentalmente, comissão de transição”, explicou o presidente.
Durante o encontro, diversos prefeitos falaram sobre o processo eleitoral nos municípios e avaliaram como positiva a participação do Partido no estado, que foi vitorioso em 23 prefeituras e registrou um total de 517.665 votos para cargos majoritários no Pará. “Dificuldade todos nós tivemos, mas o resultado das urnas foi muito satisfatório e mais uma vez mostrou a força que o Partido possui no Pará. Todos esses gestores eleitos que estão aqui são a prova disso”, ressaltou Nelson Santa Brígida, o Nelsão, prefeito reeleito do município de São João da Ponta.
Planejamento
Claudio Puty destacou o panorama econômico que as novas gestões devem enfrentar e falou da importância de se discutir orçamentos deficitários desde já. “Tanto os prefeitos que irão assumir a gestão pela primeira vez como os que foram reeleitos precisam estar atentos às dificuldades que os municípios vão enfrentar no novo governo. Por isso, devemos nos planejar e nos organizar agora para se criar alternativas econômicas para as prefeituras, que apresentarão muitas dificuldades principalmente na folha de pagamento”, afirmou o deputado.
Beto Faro parabenizou os novos prefeitos do PT no estado e ressaltou a importância da articulação política entre prefeitura e governos estadual e federal como alternativa para o orçamento deficitário que novos gestores vão enfrentar. “O momento é de articulação. Quanto mais articulados com outras lideranças políticas, governo federal, governo estadual, maior a facilidade de se encontrar soluções para o problema dos orçamentos municipais”, garantiu.
O deputado federal Miriquinho Batista disse que o momento agora é de estruturar a comissão de transição de governo. “Esse período de transição é fundamental para o desempenho de qualquer gestão, por isso precisamos estar preparados, escolher as pessoas certas, formar uma equipe capacitada e participar ativamente desse processo que é decisivo para o êxito de nossos governos municipais”, declarou.

Ascom – PT/Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário