terça-feira, 23 de outubro de 2012

Coluna da Dilma: Governo desenvolve ações para democratizar a cultura brasileira


A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (23), na coluna semanal Conversa com a Presidenta, que o governo federal tem desenvolvido programas, projetos e ações para democratizar a produção de bens culturais, respeitando a diversidade brasileira.

Ao responder ao gestor cultural Lenir Boldrin, de Sorriso (MT), ela destacou a construção de 360 Praças dos Esportes e da Cultura e a implantação de 3.703 Pontos de Cultura em todos os estados.
“Essas praças fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, e integram, em um mesmo espaço físico, ações culturais, esportivas e de lazer, além de qualificação para o mercado de trabalho. Trabalhamos continuamente para ampliar e democratizar tanto a produção cultural quanto o acesso dos brasileiros à cultura em todo o país”, disse.
Na coluna, a presidenta também falou sobre o Portal Mais Emprego, ferramenta do governo que facilita a recolocação no mercado de trabalho para os que estão desempregados ou em busca de novas oportunidades. Ela explicou à desempregada Ana Carolina Lins, de São Paulo (SP), que o sistema permite a consulta pela internet de vagas disponíveis na rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em todo o Brasil.
“Há mais de 1,2 milhão de empresas cadastradas, que oferecem uma média de 70 mil postos de trabalho por mês. Por intermédio do portal http://maisemprego.mte.gov.br o trabalhador pode cadastrar-se, atualizar suas informações, inclusive suas experiências e pretensões profissionais, e verificar as vagas de emprego. De janeiro a setembro deste ano, 549.663 trabalhadores já conseguiram emprego por meio do sistema Mais Emprego em todo país”, afirmou.
O estudante Antonio Santos, morador do município de Licínio de Almeida (BA), perguntou à presidenta se poderia ter esperança de receber energia elétrica em sua residência. Dilma destacou que, por meio do programa Luz para Todos, num investimento de R$ 3,4 milhões, 18 casas da comunidade dele já haviam sido beneficiadas com energia e que, em breve, a residência dele também será atendida.
“Em todo o Brasil, o Programa Luz para Todos já atendeu quase três milhões de famílias, o que significa que estamos conseguindo realizar o sonho de universalizar o acesso à luz no Brasil. Ainda temos muitas ligações a fazer, como em sua comunidade, e perseguimos o desafio de levar energia elétrica para as pessoas que moram em lugares de acesso mais difícil e em áreas isoladas. Por isso prorrogamos o programa até dezembro de 2014”, disse.

Do Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário